sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pequenez

A memória é selectiva. Quando ouço falar mal da minha geração, porque sacrifícios eram os que se faziam antigamente, porque dantes era muito pior mas fazia-se mais, parece-me sempre que ninguém se lembra disso da memória ser selectiva. Mais do que isso, parece-me que se está a comparar uma memória (já bem seleccionada, claro) com uma que não existe e que teve de se inventar. 

Comparar gerações só é possível se nascêssemos em mais do que um ano. Quanto muito, seria uma comparação mais legítima se houvesse capacidade para fazer aquela coisa de caminhar nos sapatos de outra pessoa, como se diz em inglês. Nem isso. Mas eu admiro quem insiste em vitimizar o passado e engrandece a vitimização com o rebaixe de outros. Tal capacidade para a ficção é o sonho de qualquer escritor.

O mais irónico é ouvir tais lamúrias de gerações mais antigas cujos actos tiveram consequências que senti(mos, nós jovens,) na pele. Dos idosos que passam a reforma nos bancos de jardim até pessoas que me são mais próximas, fico com a impressão de que cada um de nós se regozija nas injustiças que sofreu, se é que tais injustiças não foram um golpe da imaginação ou não foram floreadas ao longo do tempo.

Estas pessoas que dizem que dantes sofria-se mais estão a medir o sofrimento da minha geração também e a menosprezar as nossas dificuldades sem razão plausível. Até nesse campo funcionamos selectivamente.

O problema é que razões para tudo isto não há e nada de bom isto nos traz. Eu percebo que há pessoas que nada mais têm para fazer senão comentar vidas alheias, mas acontece que comentar pressupõe julgar. 

Quando as pessoas se dão ao direito de julgar os outros sem conhecer totalmente o contexto ou com base nas suas próprias experiências ou com base em juízos de valor enviesados, estamos perante o fenómeno da coscuvilhice. Coscuvilhice é aquilo de que ocupam mentes pequenas.

Mentes pequenas dão azo a um mundo pequeno. Mentes pequenas resultam em mundinhos. Foi assim que nasceu aquela expressão, "Que mundinho este". Sejamos, por isso, responsáveis por um mundo maior, sim? Cuidem da vossa vida. Se estiverem aborrecidos, leiam um livro. Sim, ver televisão também é uma opção.

Vanessa

Sem comentários: