segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Falta de apreço


Já vi o meu nome escrito de quatro formas diferentes. Nenhuma era a forma correcta. A foto de um menu de um restaurante daqui de Goa aqui acima exemplifica esta falta de apreço pela coerência e a falta de brio gramatical que tantas vezes já testemunhei. Nota-se que a intenção era escrever "Recheado". Foram duas tentativas falhadas para acertar na palavra. E este menu é de um sítio com origens supostamente portuguesas, que ostenta orgulhosamente um mapa de Portugal como se isso significasse alguma coisa importante.

Aqui escreve-se sem cuidados. Não há esmero. Ninguém se importa. As facturas vêm com moradas escritas de formas diferentes, em nome de pseudónimos (ou heterónimos), porque pedir para soletrar nomes não parece ser costume aqui, então às vezes escreve-se só como o nome soa. Já vi gralhas e erros em cartazes e em panfletos. É, aliás, muito raro, encontrar algo escrito em público que não contenha pelo menos um erro.

Muitos dos nomes portugueses perderam acentos ou letras. São agora um fantasma dos originais. Tudo o que é de inspiração portuguesa não passa de um espírito. Ficam as intenções. Mas não há apreço. Há coisas mais importantes para ocupar a categoria das preocupações. A ortografia e a gramática são luxos.

Vanessa

Sem comentários: