terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Masala dosa

Lê-se masála dosá e é o meu lanche preferido até ao momento. É uma especialidade do sul da Índia que se tornou famosa em todo o país. É servida como pequeno-almoço ou snack, ou como acompanhamento de refeições. "O que é a masala dosa?", perguntam vocês. É um crepe salgado, recheado e servido com molhos. Apesar das variações, este é aquele que costumamos pedir.

Até agora, os crepes têm sido mais ou menos da mesma largura que a minha cintura, mas a julgar pela quantidade de vezes que tenho comido coisas assim, sou capaz de superar em muito a largura da dosa.

A dosa é feita com arroz e lentilhas fermentados e moídos até formarem uma massa que é frita numa chapa. É crocante por fora, mas húmida e fofa por dentro. Além disso, os furos do interior da massa são preenchidos pelo molho do recheio, aqui em Goa normalmente feito de batata condimentada (batata bhaji).

A acompanhar vêm dois molhos (chutneys) que variam consoante o restaurante. Um deles é de coco, com coentros ou menta e piri-piri verde, e o outro é vermelho, feito com lentilhas e/ou tomate.

Na imagem está também uma bebida famosa na Índia. A falooda é feita com leite de rosas e sementes de manjericão, e alguns outros ingredientes que mudam consoante quem faz ou a época. É uma bebida doce que acompanha bem pratos condimentados. Experimentei uma vez apenas, mas parece-me demasiado doce e pesado para mim, a não ser que só beba isso ao lanche.

Vanessa

Sem comentários: