terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Celebração da república na Índia

Hoje é feriado nacional pelo 67.º aniversário da implantação da república na Índia. Num post no Facebook, Mark Zuckerberg chama-lhe a maior democracia do mundo. Aqui em Goa, muitas celebrações deste género passam despercebidas. Em Nova Deli ou Mumbai talvez seja mais animado, com festividades na rua. Aqui é um dia calmo, como sempre. Vou manter a câmara pronta, mesmo assim.

Há muitas coisas que não sei como aqui funcionam, tanto em termos políticos como no que toca a costumes. Parece-me um sistema mais simples, ou pelo menos menos explícito em leis ou regulamentos, mas com muitas regras tácitas que só alguns sabem. Aqui há muitos intermediários para tudo, mas é preciso conhecer pessoas que conhecem pessoas. Amigos de amigos que conhecem quem faça acontecer. É tudo muito assim, porque parece que nem os funcionários públicos sabem muito bem como as coisas funcionam e não há coisas escritas em todo o lado como em Portugal.

Não sinto que esteja numa república como a de Portugal. Sinto que estou num vácuo, onde muito está por fazer e onde há ainda coisas por descobrir. Parece que aqui está tudo em permanente começo. Que seja uma boa continuação de começo, então, e que esta celebração signifique ainda mais democracia no futuro, ainda mais igualdade, ainda mais transparência e ainda mais desenvolvimento.

Vanessa

Sem comentários: