sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Obsessão

Aqui os indianos parecem obcecados por fotografar todos os momentos. Desconfio que compram telemóveis topo de gama para isso mesmo. Numa visita ao Big Foot Museum numa área chamada Ancestral Goa, em Loutolim, fiquei espantada pela quantidade de cliques e flashes que testemunhei. 

Vi pessoas que entravam num espaço e nem sequer olhavam em volta. Pegavam logo no telemóvel, raramente numa máquina fotográfica, e desatavam a olhar para tudo através da lente e a fotografar.

Depois disso, em casas-museu, em galerias, em igrejas e templos, o que eu vi só seria acreditável se fosse filmado e eu não queria ser mais uma indiana obcecada em reproduzir as coisas em formato digital. 

Um casal fez-me rir, com a constante escolha de um local para ela tirar uma foto, sempre séria (realmente séria, sem um meio sorriso sequer), junto aos objectos mais banais. Devem ter centenas de milhares de fotos assim, com ela junto a tachos e panelas ou imagens sagradas (sim, eu testemunhei tais coisas), sem sequer fazer uma pose original ou esboçar um sorriso. Deve ter álbuns de fotos bastante interessantes, este casal.

Se em Portugal, nos poucos concertos aos quais vou, já me irritam as constantes luzes de aparelhos quando é permitido fotografar e filmar, ou pelo menos quando não há ninguém a controlar a multidão, então aqui deve ser bem pior, se pegarmos na escala da obsessão fotográfica a que já assisti.

Não estou a exagerar. Nesta visita em específico, eu preferi seguir as crianças do que ir com os adultos e os seus flashes e as suas poses e as suas selfies e as suas paragens para verificar se as fotos tinham ficado ao seu gosto. É claro que acabei por imitar os adultos em algumas ocasiões, mas as crianças eram um constante lembrete para que eu aproveitasse a visita e visse tudo com olhos de ver. 

E só porque também eu às vezes sou um pouco obcecada com a reprodução digital das minhas visitas, cá vai uma foto destas criaturas fantásticas que são as crianças indianas:


Vanessa

Sem comentários: