quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"Então, já passeaste muito?"

As pessoas estão constantemente a perguntar-me se já passeei muito aqui por Goa. Pessoas de Portugal, pessoas que conheci cá, pessoas que conheci cá e que são meu familiares. 

Apetece-me pedir-lhes que definam esse muito. 

Muito tempo? Muito longe? Muito longe por muito tempo? Muitas vezes? Muitas vezes, muito longe, por muito tempo? Passear muito é o quê, afinal? Às vezes sinto que perdi a minha capacidade de compreensão porque há perguntas assim deste género às quais não consigo responder prontamente.

Para esta pergunta, a do se já passeei muito, fica sempre a resposta afirmativa.

Não é mentira. Já passeei bastante. Se foi muito ou pouco, não sei.

A abundância é algo que se mede melhor no final ou por comparação à escassez. Nesse sentido, já passeei muito, muito mais do que, pelo menos, nos últimos três ou quatro anos. Mas não ando aqui a fazer contas nem comparações. Já fui onde os meus familiares me levaram e conheci por isso os sítios-chave. Para mim, até agora, foi o suficiente. Essa coisa do muito depende do dicionário de cada um. 

Senão vejamos: tenho aqui familiares para quem Goa é tudo, é muito. Já estiveram noutros países, de Portugal aos Estados Unidos. Depois dessas andanças, estar aqui é muito, por comparação, por concretização, seja lá por que razão for. Talvez um dia eu sinta que Goa, Nagoá de Vernã, sejam muito. Mas assim um dia lá mais à frente, depois de objectivos cumpridos, outros objectivos estabelecidos e talvez cumpridos, umas quantas surpresas, e sobretudo depois de já ter passeado mesmo muito por outros locais. Que muito é esse? É o meu muito.

Vanessa

Sem comentários: