segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A maior escultura de laterita da Índia

Chama-se The Natural Harmony e mostra Sant Mirabai ou Meerabai (um santo-cantor devoto de Krishna) ao longo de catorze metros de altura por cinco metros de largura. Foi esculpida por Maendra Jocelino Araújo Álvares, responsável ainda pela criação da área Ancestral Goa, da qual faz parte o museu Big Foot. 

Todo o local presta homenagem à influência portuguesa em Goa através de representações da vida quotidiana em tempos coloniais. 

Aquela que é a maior escultura de laterita da Índia (detendo por isso um lugar no Guinness World Records) começou a ser construída em Agosto de 1994 e em 30 dias estava pronta. Foi à sua volta que foi crescendo o parque temático agora chamado Ancestral Goa, que acabou por desenvolver a vila de Loutolim.

A estátua fica num local afastado da zona comercial do parque, ao lado do local de homenagem a Big Foot. 

Reza a lenda que Mahadar era um senhor muito rico que empobreceu a ajudar os desfavorecidos. Os deuses garantiram-lhe um desejo, pelo seu carácter e dedicação e Mahadar pediu apenas um local para rezar. Os deuses deram-lhe uma rocha, onde ele colocou um joelho e um pé para proceder à oração. Os deuses, admirados com a sua devoção, levaram-no para o céu. Ficou apenas a sua pegada (Big Foot) como recordação. O local agora é considerado milagroso e recebe centenas de devotos.

Talvez tenha sido para enaltecer um local lendário que o escultor Araújo Álvares criou depois a escultura de Sant Mirabai, que se juntou à aura de misticismo do local.

Quem viu esta foto no meu Facebook, na qual eu dizia que os meus braços não eram longos o suficiente para fotografar a escultura, e não acreditou, aqui está a prova:

Isto foi o melhor que consegui.

Ainda tive tempo para uma selfie. Havia tantas outras pessoas a tirar selfies que eu fui contagiada.

Vanessa

Sem comentários: