quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O meu pequeno-almoço preferido: poori bhaji

Na verdade, poori bhaji parece ser o pequeno-almoço preferido de todos os indianos. É o equivalente ao nosso... à nossa... bom, em Portugal não há equivalente. Aqui é habitual o pequeno-almoço ser uma refeição parecida ao almoço ou ao jantar. É normal ser constituído pelas sobras dessas duas refeições, por exemplo. 

Quando se come fora, o poori bhaji e os salgados, como chamuças (ou samosas) e folhados de vegetais ou de carne, são os itens mais badalados dos menus. São os best sellers.

A maior parte dos cafés e restaurantes não tem muitas escolhas doces. Há bebidas doces como a falooda ou o lassi, que até alimentam, mas não há folhados e bolos com creme de ovo, como em Portugal (até porque ovo e calor não combinam), croissants e a variedade que vemos nas nossas pastelarias.

Às vezes há bebinca, ladhu, halwa. Em estabelecimentos mais ocidentalizados há bolos à fatia ou miniaturas dessas bolos e, com muita sorte uns cupcakes, muffins, tortas ou tartes.

Mas voltemos ao poori e ao bhaji:

Este foi o pequeno-almoço do meu dia de anos. Para mim um mix bhaji (normalmente misturam o de batata, mais comum, com outro que tenham no menu; neste caso misturaram o de batata e o de dhal) por recomendação da senhora do lado, que viu o meu prato de batata bhaji e apontou para o dela, com um aspecto bem melhor, mais três pooris, e uma chamuça para a minha mãe acompanhada de dois molhos.

Bhaji é portanto um caril vegetariano bastante condimentado e picante.

O poori é uma espécie de apa ou bakri frito, ligeiramente crocante se estiver fresco, e oco por dentro. Serve para molhar no bhaji, pegar nos pedaços do caril sem sujar os dedos e ainda limpar o prato no fim. Serve também para aconchegar o estômago como nenhum pão o consegue fazer. Aqui as pessoas mais jovens parecem gostar mais de pão do que bakri ou poori. O pão daqui é demasiado branco e sabe demasiado a produto refinado. 

O poori sabe muito, muito melhor com o bhaji ou até sem molho. Deixo sempre um pedaço para depois de o bhaji estar terminado. Depois do picante alivia a boca ardida.

Quem visita a Índia devia ter poori bhaji na lista de iguarias a provar e devia experimentar pelo menos umas três variedades ou uma em locais diferentes. É o pequeno-almoço "da casa", assim como em Portugal temos o "prato da casa" ou sobremesa "à casa". O que é da casa é normalmente muito bom.

Vanessa

Sem comentários: