quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O tabu da menstruação

Aqui para nós, que somos todos adultos: todos os meses as mulheres passam por um período chato. Perceberam? Usei a palavra período no sentido de tempo num post sobre o período no sentido de menstruação. Isto para dizer que em Goa e decerto em toda a Índia há assuntos normais que são abordados de forma cautelosa. A menstruação é um desses assuntos. No fundo, é um tabu.

Exemplo: muitos supermercados e mercados oferecem (sim, aqui ainda não se paga) sacos de plástico transparentes. Para quem não sabe, uma coisa transparente não abona a favor da privacidade. Uma pessoa vai pela rua e toda a gente fica a saber o que vai ser o jantar e o segredo para ter uns dentes brancos.

Um dia destes comprei um certo produto indispensável ao tal período chato: fraldas pensos higiénicos. E não é que na caixa, a funcionária me embrulha a embalagem de pensos em papel de jornal? Curiosamente, na mesma compra resolvi trazer um rolo de papel higiénico (aqui vendem-se também às unidades) e aguardei pela altura em que veria tal rolo ser também escondido em papel de jornal. Afinal de contas, ninguém tem de saber que eu sofro desse mal que são as necessidades fisiológicas. Não. O rolo veio à vista mesmo.

Sucede que a prática de enrolar pensos higiénicos em papel de jornal é muito comum na Índia, segundo o que encontrei ali pelo Google. Aqui ninguém gosta de se lembrar que as mulheres são seres altamente reprodutores grandemente responsáveis pela continuação da raça humana no planeta e que isso traz alguns inconvenientes tipo o tal período chato que implica o uso de produtos específicos. Por isso, toca de esconder as embalagens  para que ninguém se lembre da mensalidade feminina.

A meu ver, sai-lhes o tiro pela culatra. É que se só os pensos (presumo que também os tampões, que os há aqui, ainda que com pouca variedade e frequência) são embrulhados em jornal antes de serem colocados no saco, quem vir o tal papel de jornal no saco fica logo a saber que ali vai um produto de higiene feminina. Papel de jornal no saco = pensos higiénicos ou tampões. Duh!

Vanessa

Sem comentários: