terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Na Índia ainda se usam máquinas de escrever


Esta foto foi tirada em Mumbai. Numa rua perto do centro comercial City Centre Mall há várias bancas destas onde é possível imprimir, digitalizar e ter documentos transcritos para o computador. Decerto fazem lá outras coisas, mas pelo que vi estas são as principais actividades. Quase todas as lojinhas dispõem também de uma máquina de escrever porque, penso eu, muitas vezes um só computador não chega e a electricidade pode falhar. Seria inovador se a máquina de escrever dispusesse de serviço self-service. Eu cá não me importava de voltar a sentir os prazeres da escrita analógica de uma máquina de escrever. Adiante. Não consegui fotografar todas as bancas, não consegui fotografar as máquinas de escrever, mas tive pena. Acontece que não tinha forma de atravessar o passeio paralelo para apanhar uma foto com todas as bancas (atravessar a estrada é um desporto radical na Índia) e mais de perto levei uns olhares quase ameaçadores. Pudera. Muitos dos documentos deviam ser confidenciais e eu própria não gostava de estar a tratar de burocracias e ter alguém atrás de mim a fotografar. Fica apenas esta foto para explicar que na Índia ainda se usam máquinas de escrever.

Vanessa

Sem comentários: