terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

(Con)templando I

Vamos a uma rápida visita pelo Shree Shantadurga Temple em Kavlem, distrito de Ponda, no norte de Goa. 

O sol estava a pique e o templo, que fica também a pique, com uma subida que mantém em forma os hindus mais devotos, foi como um país estrangeiro para mim. Como estava numa tour, limitei-me a seguir os outros e a observar os costumes de oração. Tudo fascinante. Infelizmente foi também muito, muito rápido porque numa tour o tempo é contado ao segundo e os acessos cortam muito do tempo.

Ao longo do caminho há vendedores de flores, de talismãs e de bebidas.

O chão é normalmente acidentado. Por isso nas fotos, os templos parecem tortos e inclinados devido a um peso invisível. Na verdade é o chão, que é muito desnivelado. Há também quase sempre algo em construção. Neste caso, estavam a preparar um evento e, por isso, parte do exterior estava em processo de decoração.

O aspecto pode não ser o melhor por fora, mas dentro é um festival de cores.

À entrada consegui surripiar uma foto do corredor inicial. Não é permitido fotografar dentro dos templos hindus que já visitei. Tendo em conta o que vi em locais turísticos, o abuso é tanto, que é normal que um local de oração e prostração não permita fotografias. Eu cá fui muito discreta.

Um pormenor do lado de fora.

A maioria dos templos hindus tem um lago à entrada. Este é o deste Shree Shantadurga Temple.

A vista da rua. É difícil conseguir tirar uma foto num ângulo onde não existam cabos, postes, letreiros, árvores a tapar e etc. Esta foto aqui foi mesmo um golpe de sorte, porque a seguir fomos a correr para o local de almoço.

Vanessa

Sem comentários: