terça-feira, 6 de setembro de 2016

Sev puri em Goa, bhel puri em Portugal

Sev puri (lê-se "show puri") é um tipo de snack muito apreciado na Índia. Consiste em pequenos puris ou pooris embebidos em molhos (chutneys), batata e lentilhas (dahl) esmagados, cebola, coentros e xéu.

Quando estive em Mobor encontrei um senhor que ou não percebeu o que eu dizia ou que de facto me deixou fotografar o processo. Há várias variantes deste snack, incluindo uma em que os puris são embebidos em molho e têm de ser consumidos à medida que os vendedores nos dão cada um. Este chama-se pani puri.
Pani puri significa literalmente água em pão frito. Basicamente leva batata e lentilhas, mas também uma quantidade generosa de sumo de tamarindo, além de outros molhos. O pani puri é doce e ácido e picante. O vendedor prepara cada puri individualmente e consome-se logo na altura. Cada puri deve ser colocado inteiro na boca, porque vem a escorrer de molho. Não dá para penicar, não. Mas assim sabe melhor.

O sev puri é mais reconfortante. Como se vê nas imagens, o vendedor tem ali lentilhas e um pedaço de batata cozida. Com uma colher esmigalha ambos e coloca-os dentro dos puris. Seguem-se os molhos, o xéu, cebola crua e coentros. Em Mumbai há muito mais variedade, com vendedores rodeados de possibilidades coloridas, que normalmente decoram no prato com preceito e algum espectáculo. Em Goa é mais simples. Pelo que vi, o sev e o pani puri são escolhas populares para o lanche. Haverá em Portugal alguém que faça isto?
Behl puri é uma mistura de arroz tufado com chutneys e outros acompanhamentos. Trouxemos de Goa uma mistura já preparada que pusemos à prova há pouco tempo. O pacote, da marca Garden, trazia uma embalagem de arroz tufado misturado com amendoins e xéu, e três molhos: um adocicado, um ácido e um picante. Misturámos tudo como fazem os vendedores e acrescentámos cebola e coentros. Não ficou nada mau e deu para matar saudades. O próximo a ir a Goa vai com certeza levar anotadas umas quantas encomendas disto.

Vanessa

Sem comentários: