sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Certezas dos tempos modernos: disciplina

Abri a página de texto para começar a escrever e entretanto lembrei-me de outra coisa para fazer. Depois fui começando a escrever, mas parei para comer, ver o email e distraí-me a ler um artigo sobre o tema.

Chama-se a isso falta de disciplina. É como quem diz, falta de concentração. Eu culpo o mundo, tão cheio de estímulos e tão interessante, mas também a dificuldade que a disciplina acarreta. Mas a culpa é toda nossa.

A disciplina implica rigor e motivação constantes. Disciplina é começar e terminar uma tarefa — ou fazermos uma pausa mas conseguirmos voltar sem problemas — por sabermos o que nos traz o resultado final.

A disciplina é extremamente importante, mas especialmente difícil quando se trabalha por conta própria. Torna-se necessário criar sistemas para agilizar a concentração e saber de cor prioridades.

Pessoalmente considero o aspecto mais importante da disciplina o descanso. Pausas frequentes e quebrar tarefas em mini-tarefas levam-me mais longe do que trabalho contínuo e exaustivo.

Por outro lado, estar constantemente a visitar o email é desnecessário se já estivermos ocupados. É importante perceber que ler emails não é uma pausa; continua a ser trabalho. A pausa deve ser levada a sério.

A disciplina é uma ferramenta, não uma obrigação. Mas não deixa de ser uma responsabilidade que nos permite atingir ou ultrapassar o nosso potencial enquanto nos gerimos e gerimos as funções que temos.

Mais:
Mitos dos tempos modernos: ser workaholic

Vanessa

2 comentários:

killyourbarbies disse...

Percebo bem. Eu acho que depende muito da personalidade da pessoa. Há quem não seja nada disciplinado e depois, começando a trabalhar, despacha a coisa em meio tempo. A mim são as tecnologias que atrapalham: se estiver a escrever um artigo ou a ler um texto no computador acabo por ir, de dez em dez minutos, ao Facebook. O truque é conhecermos a nossas falhas para melhor as contornarmos: eu comecei a imprimir tudo o que leio.

Vanessa Sousa disse...

Concordo. Devemos trabalhar a disciplina de acordo com os nossos defeitos.

Gosto da ideia de imprimir, porque para rever texto, por alguma razão, ajuda-me a ver melhor os erros. Não gosto muito é de gastar papel e tinta.

Obrigado pela visita.

Beijinho,
Vanessa