quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Certezas dos tempos modernos: motivação

A motivação e a disciplina andam de mãos dadas. Motivação é sinónimo de entusiasmo, ânimo, inspiração, encorajamento. Com isto é fácil perceber que a motivação é um aliado do sucesso profissional.

É mais fácil falar de motivação se percebermos o que acontece com a sua falta. Uma pessoa desmotivada é com certeza menos produtiva do que o seu potencial permite ou pelo menos menos realizada.

Ser uma pessoa motivada não significa ser uma pessoa optimista e alegre, mas isso certamente ajuda. Uma atitude positiva é mais produtiva e gera mais produtividade do que uma atitude de desmotivação.

As atitudes positivas criam-se com satisfação pessoal que baste, quer seja pelo reconhecimento do que se já atingiu, quer seja pela paixão pessoal que nos move em direcção aos nossos objectivos.

Para isso, tal como acontece com a disciplina, é preciso ter em mente (ou em papel) o que temos de fazer e recordarmos aquilo que podemos atingir com o que temos de fazer. É o resultado que nos incita a mais.

Mas o (bom) humor é o que nos incita a mais mesmo depois de falhanços, o que é igualmente importante. Nesse aspecto, a meditação ou o trabalho em prol da satisfação pessoal são ferramentas úteis.

Hoje em dia é simultaneamente mais fácil e mais difícil obter motivação. É uma questão de perspectiva, mas principalmente uma questão de como escolhemos lidar com os nossos afazeres.

Segundo os estudos do psicólogo Paul Ekman, a nossa expressão facial é influenciada pelo que sentimos internamente, mas o inverso acontece também e com a nossa expressão podemos mudar os sentimentos.

Movimentos expansivos, como os da dança, mudam comprovadamente o nosso humor, especialmente por serem quase opostos a posições que adoptamos quotidianamente, como a de usar o computador.

A escolha profissional é também um factor a pensar. Das duas uma: ou escolhemos um trabalho interessante, ou pensamos no trabalho como um meio para atingir um fim que nos é favorável.

Atitude e perspectiva, aspectos psicológicos sob o nosso controlo, são sempre determinantes para uma motivação que nos leva a conseguir atingir os nossos objectivos de forma expedita.

Mais:

Vanessa

Sem comentários: