quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ponte de Sor: este disse isto e aquele disse aquilo

Uma notícia vende melhor quanto mais controverso é o caso. É o que tem acontecido com os eventos em Ponte de Sor. Na semana passada, Rúben Cavaco de 15 anos, foi alegadamente agredido pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos, e os ferimentos levaram a que lhe fosse induzido o coma.

O caso está a ser esmiuçado pelos meios de comunicação, porque os relatos não coincidem, os envolvidos são menores e estavam na rua às duas da manhã e os gémeos, Haider e Ridha Ali, têm imunidade diplomática. A julgar pelas últimas notícias, há muito por contar, mas nada que por enquanto se garanta ser verdade.

Os títulos são feitos de diz-que-disse e de detalhes que ainda não são possíveis de confirmar. Como sempre, a opinião pública começa já a fazer julgamentos com aquilo que vai saindo. Haider e Ridha Ali deram uma entrevista, sim. Não é por isso que temos de escolher um lado ou o outro. Ainda é cedo.

Rúben Cavaco já não está em coma. Os gémeos colaboraram com a polícia. O seu pai já se manifestou. Até o presidente da república comentou. Agora é preciso aguardar porque, como disse à Lusa o advogado do jovem agredido, Santana-Maia Leonardo, "justiça é mais lenta do que a comunicação social".

Por alguma razão será. A velocidade nunca andou de mãos dadas com a qualidade ou até com a veracidade. Felizmente a nossa comunicação social não está habituada a lidar com casos assim. É sinal de que não são muitos. Por isso mesmo, podiam ser mais cautelosos com o que publicam.

Vanessa

Sem comentários: