quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O que são memes?

São geralmente imagens que se tornam icónicas e virais na internet, com legendas normalmente num tipo de letra chamado Impact, legendas essas que variam mas que se adequam às imagens de forma habitualmente hilariante. O humor faz quase sempre parte dos memes. O termo foi cunhado por Richard Dawkins para representar algo com um comportamento semelhante ao gene, mas num contexto cultural. Exemplos:

Desafio Aceite
Quando alguém te diz que não consegues fazer alguma coisa.

O virar da mesa
Quando alguma coisa te irrita.

LOL
Quando alguma coisa tem muita piada.

Há memes com fotografias de pessoas, algumas delas famosas, algumas delas primeiro anónimas e depois famosas quando os memes se tornam virais. As imagens representam estados de espírito, questões universais, piadas secas ou formas de estar. As expressões das pessoas muitas vezes ditam o tom da mensagem, da mais agressiva à convencida, passando por desconsolo ou raiva. O cenário também acrescenta conteúdo.

Problemas de Primeiro Mundo

Atrevimento

Expressão Diabólica

Constatações Óbvias

Sucesso

Há centenas de outras imagens, a maioria delas com legendas em inglês. Estas criei-as eu num gerador de memes. Podem usá-las, se quiserem. Confesso que em inglês têm outra piada. Mas consigo pensar numas quantas personalidades portuguesas que ficavam muito bem com umas legendas irónicas.

Vanessa

Sem comentários: