quarta-feira, 2 de março de 2016

Ignorância q.b.

A internet passa a vida a albergar pessoas, especialistas de alguma coisa, que insistem na premissa de que temos estado a fazer tudo mal e perpetuam a ideia de que há coisas que fazíamos que temos deixar de fazer para atingir um nirvana qualquer. Os pais têm de deixar de fazer isto sob pena de os seus adorados filhos chegarem aos 18 anos e serem bichos do mato. Mas se os pais fizerem o contrário, correm o risco de que os seus filhos nunca queiram sair de casa e virem agorafóbicos. Os obesos têm de deixar de comer isto e passar a comer aquilo. Mas se só comerem aquilo em vez de comerem isto podem sofrer mais doenças cardiovasculares.

Fazes exercício ao final do dia? Está mal. Tens de fazer de manhã. Fazes exercício em jejum? Está mal. Tens de comer uma frutinha biológica. Vais dormir a essas horas? Está mal. Tens de dormir ao pôr do sol. O teu jantar é a estas horas? Não pode ser. Tens de jantar a estas horas. Os teus hábitos estão todos mal.

No ano seguinte, provavelmente vamos encontrar artigos e vídeos e infografias que contrariam o que aprendemos no ano anterior. Mas a vida é uma aprendizagem! Viver é isto! É aprender e desaprender e continuar a querer saber e continuar a investigar online até chegarmos ao cerne das questões.

A internet é também prolífera em artigos com compilações de hábitos que não o deviam ser e tarefas que não devíamos ter e amigos que devíamos deixar e mimos que não devíamos dar e patrões que devíamos venerar. Cinco Hábitos Que Tem De Perder Se Não Se Quiser Perder. Dez Alimentos Que Não Devia Ter Na Despensa. Vinte Coisas Às Quais Devia Dizer Não. Vinte Coisas Às Quais Devia Dizer Sim. Vinte Coisas Às Quais Devia Dizer Assim-Assim. Vinte Coisas Às Quais Não Devia Dizer Coisa Alguma.

Não sei desde quando a escola da vida desceu nos rankings do ensino obrigatório. Que se danem as avózinhas e as suas mezinhas. A internet é que sabe tudo e agrega todas as respostas hoje em dia. Tenho a impressão de que estive a dormir nessa transição da escola da vida para essa forma de ensino à distância que é o mundo virtual onde tudo o que fazemos está mal e onde a sabedoria é a única virtude que devíamos procurar. Isso e um corpo esbelto com abdominais definidos fruto de uma alimentação super saudável que depois vai-se a ver e é prejudicial, de hábitos que no ano seguinte estão errados, tipo beber leite, e...

Está na altura de se ensinar que a ignorância é uma virtude e não algo a ser temido. Ora, se não fosse a ignorância, como poderíamos ficar satisfeitos com a sabedoria? Se não fosse a ignorância alheia, por exemplo, no âmbito daquela categoria comummente apelidada de burrice, não teríamos motivação para procurarmos o conhecimento e não sermos como o exemplo de burrice que nos levou a tal procura. Rejubilem-se na ignorância, pois ela é a fonte de toda procura de conhecimento.

Ironias à parte, por vezes já não tenho paciência para as páginas nas redes sociais e para as páginas na internet e para os emails com assuntos do género food for thought e chicken soup for the soul e com temas como os acima citados. Por vezes escolho a ignorância e não vejo nada de mal nisso. É que pequenas doses de veneno podem imunizar da mesma forma que grandes doses de remédio podem matar.

Vanessa

Sem comentários: