quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Barragem de Santa Clara, rio Mira em Odemira, no Alentejo Litoral

A Barragem de Santa Clara fica a quatro quilómetros da freguesia de Odemira e foi construída durante o Estado Novo. "A albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo considerada uma das maiores da Europa" diz o site oficial de Odemira. Nas águas desta barragem são permitidas práticas como canoagem, remo ou pesca desportiva, mas recentemente a atracção principal é a praia fluvial, devidamente vigiada e com bandeira azul. 

A minha primeira visita à barragem foi há uns cinco anos e durante o inverno. Agora no verão não só as cores são outras, como floresce o convívio neste espaço pequeno e acolhedor, onde foi colocada uma piscina de água doce. Toda a paisagem é convidativa. Em termos de equipamentos, a barragem tem duas áreas com mesas para quem traz a merenda, e casas-de-banho. Há também um único vendedor com uma banca improvisada, e embora a oferta não seja abundante, o senhor é generoso e vende bolinhos, sandes, água, e cerveja fresca. Tudo aquilo serve para consumo próprio também, como fiquei a saber, por isso a oferta é limitada ao stock existente.

O acesso para a praia fluvial não é dos melhores, mas a piscina vale a pena o esforço. A água é agradável, sempre fria para mim, mas tépida por comparação às praias do país, e os peixinhos parecem estar habituados ao convívio com humanos. O pavimento da piscina pode ser escorregadio e aquecer com o sol, por isso aconselho o uso de chinelos. De resto, uma visita à Barragem de Santa Clara recomenda-se. Ora vejam as fotos:

Vanessa

Sem comentários: