segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Primeira experiência 4DX com Rogue One

Finalmente experimentei a primeira sala 4DX de Lisboa no Fórum Almada com o filme Rogue One. O sistema 4DX é mais ou menos como estar sentado numa cadeira que é tipo um carrossel não muito agressivo (se bem que não aconselho a comer pipocas nestas salas) e ter alguns efeitos que coincidem com o que se passa no filme. 

Neste caso, as cadeiras acompanham as naves espaciais, estremecem com as explosões e a trepidação (boa massagem lombar, digo-vos) há bastante fumo e vento (se bem que no espaço não há vento, mas vá), cheiros e até uns borrifos de água. As coisas ficam mais intensas nas cenas de acção, se ficam.

Posto isto, ficam aqui alguns prós e contras da experiência.

Prós:
1. Sensação envolvente. No princípio estranha-se e todos os extras são até distracção, mas quando os sentidos se acostumam, uma pessoa sente-se envolvida no filme. Objectivo alcançado.

2. Diversão. No fundo, é como voltar aos tempos de infância sem ter de ir à feira popular, que já ouvi dizer estar muito fraquinha. Foi uma boa escolha de filme, com tantas cenas de vôo e tiros.

3. Ajuda à dieta. Como não dá para comer como deve ser com a cadeira sempre a mexer, uma pessoa não se põe a enfardar pipocas e outros aperitivos como se não houvesse amanhã e não arrisca a beber sodas, que o gás com certeza se perde todo com o movimento, nem bebidas quentes, que eles até desaconselham.

4. Não há muitas crianças. Coisa que se teria concretizado se eles fizessem cumprir as suas próprias regras de não deixar entrar pessoas com menos de um metro de altura. Pronto, fica a intenção.

5. Massagem incluída. Já falei da massagem lombar? Aquilo sabe mesmo bem nas costas.

Contras:
1. Pessoas que gostam de andar com o cabelo arranjado e maquilhagem posta, mais vale não se darem ao trabalho. O vento e a água com que levam (dependendo do filme) estraga-vos os planos. Se calhar isto é um benefício. Mas pronto, se insistirem em andar com maquilhagem, ao menos usem uma à prova de água.

2. Não houve intervalo. O traseiro fica assim para o quadrado e as costas ressentem-se. Ao menos uma pessoa não tem tempo para se olhar ao espelho e assustar-se com o efeito das intempéries na cara.

3. Eu sei que pus isto nos prós, mas também é um contra. Gostava de poder comer umas pipocas ou beber qualquer coisinha sem perigo de entornar. Aqui está a prova de que não se pode ter tudo.

4. Os relâmpagos iluminam demasiado o ecrã. Preferia que fosse menos exagerado.

5. Levem uma mantinha. Levar com vento ali na sala dá frio.

Vanessa

Sem comentários: