quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Publiquei sem título sem querer, por isso fica sem título

"Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" é uma máxima que várias religiões e filosofias adoptam, às vezes por diferentes palavras. Dito de forma positiva, devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Segundo o Budismo "não atormentes o próximo com o que te aflige".

Apesar de ser um princípio ético conhecido, se fosse mais utilizado tenho a certeza de que o mundo não estaria como está. Eu acho que o problema está na versão cristã do princípio. "Portanto, tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles" terá dito Jesus, em Mateus 7:12. Dá mais azo a ser deturpado.

Acho que falta mais no mundo quem não faz o que não gostaria que lhe fizessem do que quem faz aquilo de que gosta independentemente dos outros. Eu chamo-lhe falta de empatia. Faz muita falta.

Se toda a gente pusesse o princípio em prática, só sobravam os masoquistas.

Vanessa

Sem comentários: