terça-feira, 7 de março de 2017

O Efeito Mandela: Shazaam vs. Kazaam

Kazaam é um filme de 1996 no qual Shaquille O'Neal (ex-basquetebolista norte-americano) é um génio da lâmpada nos tempos modernos (os tempos modernos de 1996, claro). Shazaam é um filme de 1994 no qual Sinbad (nome artístico do comediante norte-americano David Adkins) é também um génio da lâmpada. 

Porém, um dos filmes aparentemente não existe. Se procurarem na internet, verão que Shazaam está apenas guardado nas memórias de quem (pensa que?) o viu, porque provas físicas da sua existência não as há. Mas não se tratam de memórias vagas que possam ser tomadas como mera confusão com Kazaam e não é apenas um punhado de pessoas que se lembra desse tal Shazaam (nenhuma relação com o Capitão Marvel).

Sinbad diz que não protagonizou nenhum filme com esse nome. A única foto do actor vestido de génio a circular pela internet é de um outro evento. Com excepção deste site, fácil de forjar, diga-se, não há imagens do filme, nem posters, nem cassetes. O que há é muitos depoimentos de pessoas que dizem ter visto o filme e a maioria dos relatos coincide. Shazaam é um génio incompetente que é liberto por duas crianças que lhe pedem o desejo de que o pai viúvo se volte a apaixonar. Há quem refira que só conhece o comediante por causa do filme.

Além de outros detalhes do filme, alguns de pessoas neste artigo que têm a certeza de que não foram influenciadas por outros relatos que tenham lido, incluindo o de o funcionário de uma loja de aluguer de vídeos que viu o filme várias vezes na loja onde tinham sido encomendadas duas cassetes, há ainda fóruns de discussão online, incluindo o Reddit, com vários outros pormenores e contexto. E depois isto:

A imagem é um print feito por mim the uma página de Facebook sobre o Efeito Mandela onde este tal Jamie Campbell diz ter feito parte do elenco do filme, nomeadamente interpretando um taxista que conduz Shazaam pelo meio do trânsito. A página pode ser vista aqui. Há muitos mais detalhes sobre o filme na conversa.

Isto aparenta ser um exemplo do Efeito Mandela, sobre o qual já escrevi aqui com mais informações sobre o que é e ainda outros exemplos. Provavelmente nessa publicação misturei o fenómeno em si com o conceito de memórias colectivas falsas, mas para alguns o Efeito Mandela é uma memória verdadeira, só que de uma realidade paralela ou de algo que nesta realidade tenha sido de alguma forma apagado da história.

A dúvida sobre a existência de Shazaam e a certeza de outros sobre a sua existência não deixa de ser algo curioso. Afinal existiu ou não existiu? Que explicação racional poderá haver para deixar de ter existido, a acreditar naqueles que relatam ter visto o filme? Poderá ter sido apagado da história por ter sido destruído num tempo anterior às cópias digitais? Será que vivemos numa simulação? Será que há alguém a reprogramar o passado?

Kazaam eu vi, mas de Shazaam não me lembro. Os actores principais de ambos também não são particularmente parecidos. Talvez num país que não os Estados Unidos seja mais fácil comprovar a existência do filme, especialmente se lhe tiver sido atribuído outro título, por exemplo. Alguém aí se lembra do filme?

Mais sobre o Efeito Mandela.

Vanessa

11 comentários:

Unknown disse...

Desde que soube desse efeito Mandela eu não passo um dia sem pensar nisso kkkkk, amei seu blog.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O primeiro que identifiquei foi o da cauda do Pikachu, eu desenhava ele quando pequeno ,eu lembro de desenhar algumas manchas na cauda dele.

Vanessa Sousa disse...

Obrigado pelos comentários :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

EFEITO MANDELA / EFEITO QUÂNTICO:

Efeito Mandela na melhor nomenclatura cientifica é relacionado a FÍSICA QUÂNTICA. São superposições e entrelaçamentos quânticos que estão ocorrendo nas linhas do espaço/tempo. São pessoas que estão acessando a multidimensionalidade através de suas consciências fractais, encontrando e vivenciando assim realidades paralelas. Efeito Mandela foi nome dado ao fato de pessoas que AFIRMAM e REAFIRMAM a morte de Mandela na prisão nos anos 90. Esse e tantos outros fatos que nunca aconteceram em nossa realidade só tem na maioria das vezes como provas o que chamamos de resíduos ou a confiança de que essas lembranças não são falsas memórias coletivas. NÃO SÂO FALSAS MEMÓRIAS. Essa confirmação só poderá ser baseada na PERCEPÇÃO E ENTENDIMENTO DA MULTIDIMENSIONALIDADE, TEORIA DAS CORDAS E MUNDOS PARALELOS. https://www.facebook.com/groups/efeito.mandela.br/

Gabriel Maia disse...

Eu vi esse filme um monte de vezes gente, n pode ser kkkkkkk

Edison disse...

https://youtu.be/h7D2wsFbFPs

Edison disse...

https://youtu.be/h7D2wsFbFPs

Edison disse...

https://youtu.be/h7D2wsFbFPs

Edison disse...

https://youtu.be/h7D2wsFbFPs