segunda-feira, 31 de julho de 2017

A culpa é toda dos Millennials

Lembro-me que quando era pequena, ainda antes de entrar para a escola primária, tinha queda para a má-criação. O irónico exemplo foi em certa ocasião a minha mãe me ter chamado má-criada e eu ter respondido pronta e atrevidamente: e quem foi que me criou? Lembrei-me eu disto porque dá impressão que todas as semanas há um novo artigo a passar para os Millennials a batata quente e a culpa de ela estar quente.

Os Millennials, geração milénio, Gen Y, ou como nos quiserem chamar, são seres alimentados a tostas de abacate, o que segundo o milionário australiano Tim Gurner (que começou a carreira com um empréstimo de 34 mil dólares do avô) é a razão pela qual não conseguem comprar casa. Seja qual for o sector que esteja a morrer, a culpa é deles. Filmes, guardanapos, golfe, diamantes, restaurantes. Tudo isto e muito mais, como mostra esta lista, está em declínio por causa destes Millennials. É como se eles quisessem acabar com o mundo.

Aquelas crises que precederam a minha geração foram culpa nossa. A inflação que nos impede de ter uma vida de gente crescida também é culpa nossa, porque comemos abacate no pão e vamos ao Starbucks e vamos a concertos e viajamos e compramos engenhocas e não queremos assentar nem ter filhos. Já agora, os cursos superiores que nos venderam como quase obrigatórios para termos o que os nossos pais tiveram com a idade com que acabamos os ditos cursos são afinal só uma forma de vivermos à conta dos pais por mais uns anos.

Não só isso tudo, como a julgar pelas caixas de comentários das notícias (incluindo as de outros temas que nem têm que ver com conflitos geracionais, como concertos e índices económicos sobre a compra de gadgets) a geração milénio é também são arrogante, preguiçosa, demasiado exigente, menos inteligente, mais dependente das tecnologias, e mal-educada. Ao que eu respondo da mesma forma que quando era pequena respondi certa vez:  e quem foi que nos criou? Aqueles da geração anterior que agora os criticam, está claro. Que agora vão chamar-me arrogante. Mas pronto, sou Millennial, por isso tenho as costas largas.

Vanessa

Sem comentários: