Os consumidores são mais inteligentes do que pensam. Podemos cair nalgumas das vossas manhas, mas não tem todas. Já reparámos que muitas de vós preferem reduzir o tamanho em vez de aumentar o preço.
Estou a olhar para vocês McDonald's. Aquele vosso Grande Big Mac só me faz lembrar o tamanho do Big Mac quando era novidade em Portugal, que era precisamente do tamanho desse Grande que agora custa mais 50 cêntimos. Nessa altura, um menu com o Big Mac deixava uma pessoa quase empanturrada. Agora só deixa a desejar. Nessa altura nem era preciso pedir ketchup. Agora quase precisamos de suplicar.
Agora também têm a mania de dirigir os clientes para aqueles ecrãs para que façamos nós o pedido. Também já vos topei. Não vai acontecer enquanto não baixarem o preço para eu fazer o trabalho de um funcionário. Sim, também sou daquelas pessoas que evita a todo o custo as caixas automáticas dos supermercados e recorda saudosamente a época em que havia funcionários a encher os depósitos nas gasolineiras.
Somos clientes, não colaboradores. Não há cá borlas, até porque nós não as temos e muito menos recebemos salário para realizar tarefas de funcionário. Gostaria que mais pessoas se apercebessem disso.
Sítios em regime self-service têm obrigação de ser mais baratos ou oferecer produtos e serviços de excelência para compensar ser o cliente a ter de trabalhar para obter aquilo por que já paga. Isso vai das grandes cadeias aos cafézinhos sem serviço de mesa. Eu sei que até para caixa de supermercado já é difícil arranjar emprego, mas não é por isso que vou eu trabalhar de borla a registar as minhas compras, até porque há tão poucas caixas dessas (e ainda bem) e ocorrem tantos problemas que uma pessoa tem de ficar na fila à mesma.
Eu sei que o DIY (Faça Você Mesmo) está na moda, mas sei reconhecer abusos quando eles existem. Recolho o meu tabuleiro com prazer, mas estabeleço aí o limite. Há uma grande diferença entre cortesia e burrice.
Vanessa
Sem comentários:
Enviar um comentário