terça-feira, 8 de novembro de 2016

Os amigos dos amigos (amigos de segundo grau)

Tenho mais amigos de amigos do que amigos meus. É confuso sem explicação. Amigos dos amigos são aquelas pessoas que vemos porque são trazidas por amigos nossos e que só vemos nesse contexto. Enquanto que os amigos vemos quando quisermos, os amigos deles vemos quando os nossos amigos os convidam.

É bom ter amigos de amigos. Eu chamo-os de amigos de segundo grau. São pessoas suficientemente parecidas connosco, até porque são amigos dos nossos amigos e por isso deve haver alguma semelhança de personalidades, mas são também de outras origens, o que cria conversas muito interessantes.

Os amigos de segundo grau são quase como os namorados dos nossos amigos, excepto que há menos pressão para gostarmos deles, a não ser que sejam melhores amigos dos nossos amigos, caso que já complica a equação, porque o tempo é limitado e por isso vai haver muita convivência se quisermos ver os nossos amigos.

Já me aconteceu uma ou outra vez ficar muito amiga de um amigo de segundo grau, o que depois gerou uma amizade de primeiro grau. É um terreno sensível, este. Implica, por exemplo, conversar à parte sem o amigo de primeiro grau que nos apresentou, e algumas vezes sem a presença física desse amigo.

Eu tenho mais amigos de amigos do que amigos meus porque os meus amigos são extremamente afáveis e têm por isso muitos amigos. São afáveis o suficiente para juntar todos os grupos de amigos e depois vejo-me em situações em que tenho de perguntar sobre coisas que da parte dos meus amigos até já sei de cor.

Às vezes até parece que voltei a exercer jornalismo, quando encontro amigos novos de amigos meus. Fazem-se aquelas perguntas normais, fica-se a conhecer as semelhanças e as diferenças, ou então fala-se só do tempo e das notícias e de filmes e livros, e acabamos sem saber os outros básicos. Também é bom.

Eu aconselho ter amigos de segundo grau. É assim uma forma de desenjoar e desanuviar. Ficamos a saber ainda mais sobre os amigos de primeiro grau. Ficamos a admirá-los mais. Conhecemos de perto personagens de outras peripécias. Fazemos aquilo do netkworking. Apresentem os vossos amigos uns aos outros e vejam como é.

Vanessa

Sem comentários: