quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Avaliação Literária | Fazer de Morto de Frederico Pedreira

Nunca tinha lido coisa alguma de Frederico Pedreira ou livros da editora Língua Morta, mas agradou-me o design e logo o primeiro parágrafo. Ainda assim, terminado o livro, não sei como o descrever.

Fazer de Morto conta algumas peripécias de Fernando, um escritor claramente angustiado, que se vê, parece-me, afogado em desânimo e desinspiração. As ilustrações do livro, da autoria de Bruno Dias Vieira, dão algumas pistas entre capítulos, mas ainda assim é difícil por vezes perceber o que é metafórico e o que é real.

O autor do livro já publicou pelo menos três volumes de poesia, o que se percebe pela prosa, sempre poética e algo abstracta, com descrições bizarras de personagens e estados de espírito. Não foi, por isso, um livro fácil de ler, mas muitas das passagens compensaram essa dificuldade com uma atmosfera envolvente.

Gostei da leitura, mas apenas me ficam na memória dois ou três pormenores da estória, traços gerais dos protagonistas, pedaços do enredo. Tudo o resto pareceram-me desabafos, talvez autobiográficos, ou quem sabe divagações poéticas na pele de personagens difíceis de crer ou sequer perceber.

É sempre interessante comprar assim um livro por acaso, especialmente quando não se conhece o autor. Este foi um feliz acaso. Talvez tente ler novamente noutra altura. Há aqui frases que merecem ser saboreadas.

7/10

Anterior:

Vanessa

Sem comentários: