quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Onde comprar levedura nutricional em Portugal

A primeira vez que perguntei por levedura nutricional (nutritional yeast em inglês) numa das lojas do Celeiro, a funcionária perguntou-me se me estava a referir a levedura de cerveja. A levedura nutricional é uma estirpe de levedura da mesma família dos cogumelos. É obtida artificialmente da mistura entre melaço de beterraba e açúcar de cana, e reforçada com vitaminas do complexo B. Quem se interessa por nutrição e vegetarianismo sabe que supostamente tem um sabor semelhante ao queijo, mas é vegana e isenta de glúten.

Depois de ver umas quantas receitas em que a levedura nutricional substituía o queijo, fiquei curiosa e quis experimentar. Mas no Celeiro não havia, aqui há um ano, e comprar online saía caro. Felizmente, a situação mudou. Esta semana fui ao Celeiro e encontrei estes flocos de levedura nutricional a 4,99€. Infelizmente não contém vitamina B12, mas contém muitas outras. Pode ser que consigamos ter mais variedade de produtos deste género ou que esta marca reforce os ingredientes se tiver sucesso no mercado português.

Após ter experimentado esta levedura nutricional posso dizer que não me sabe propriamente a queijo excepto quando adicionado a pratos que o requerem. Tem um travo parecido e há muitas receitas online para confeccionar queijo vegano com mais ingredientes que provavelmente fazem sobressair o sabor a queijo com a levedura nutricional . A mim sabe-me a caldo artificial e nozes mas sem sal.  A textura com os flocos deixa um pouco a desejar porque forma uma pasta no fundo do prato com o calor dos outros alimentos. Gosto especialmente com pasta de sésamo, talvez porque fique com uma consistência parecida à do queijo derretido.

Vanessa

Sem comentários: