terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A globalização trouxe-nos o hygge

Hygge é um estado de espírito. É uma palavra dinamarquesa sem tradução específica que significa um tipo de prazer e conforto encontrado em pequenos detalhes e momentos. Lê-se e diz-se 'huga'.

Há um ou dois meses, sempre que vou à Fnac, um livro sobre hygge está no top dos mais comprados. Não me espanta. A busca pela felicidade é a única coisa em que todos filósofos estão de acordo. É o que nos guia.

Este hygge tem que ver com o som da lareira, o conforto de um canto da casa, a nostalgia de uma música, o sabor de alimentos, mantas quentes. No fundo, o que nos lembra de que estamos vivos e nos apraz.

O hygge vem daquele que é considerado o povo mais feliz do mundo, mesmo que vivendo num país onde o Inverno é tão longo e há tanta escuridão. É uma ideia em exportação, muito mais útil do que outras.

O meu sentimento de hygge vem de muitas coisas banais, como livros, o cheiro de livros antigos e o toque das páginas porosas, café, chocolate, mas também pequenas sensações como a de aromas que remetem à infância, a maresia, filmes que revejo e me dão arrepios, o som da chuva, a sensação de estar quente.

Eu cá não me importava nada de me mudar para a Dinamarca sob pretexto de estudar o hygge. Calculo que já muitos o tenham feito. A ideia já devia era ter cá chegado há mais tempo.

Vanessa

Sem comentários: