quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Praia da Arrifana, Aljezur, Costa Vicentina

Depois de ter estado na Ilha de Faro, no Algarve, conheci uma povoação chamada Arrifana, em Aljezur. Foi uma feliz surpresa, na verdade. Como não tinha rumo nem planos, usei a aplicação da Booking para escolher estadia e filtrar a escolha por aí. Escolhi um hostel barato na Costa Vicentina e calhou de ter encontrado o HI Arrifana Destination Hostel, que estava quase ocupado. Por boa razão. É um hostel convidativo, com uma vibe boa onda, limpo e no meio do (quase) nada. E com pequeno-almoço, por 20 euros, em quarto partilhado.

Há variedade de restaurantes na localidade, ainda que seja afastada do resto do mundo, de tal forma que consegui almoçar no restaurante próximo da entrada da praia, junto à caixa de multibanco (não me lembro do nome, mas não há que enganar), e escolhi sardinhas assadas e ainda um cone de sushi para matar saudades. Sim, é tudo com peixe, mas nunca pensei conseguir desfrutar desta combinação no mesmo lugar.

 (perdoem a qualidade da foto de telemóvel)
 
Mais acima, na noite anterior, num restaurante cuja clientela parece ser composta maioritariamente desportistas do surf comi uns aperitivos de batata doce e um pequeno-almoço (ao jantar) com ovos, bacon, abacate e tomate numa tortilha com pesto e queijo creme e cebolinho.



A Praia da Arrifana fica no fundo de uma encosta e a toda a volta dá impressão de que estamos numa península, porque o mar nos abraça sempre que olhamos o horizonte. Segundo o site Gentes de Mar, que acabei de descobrir, há na Arrifana "vestígios de ocupação humana desta área desde o tempo das comunidades de pescadores e recoletores epipaleolíticos (IX-VIII milénios a.C.). Por outro lado, terá sido aqui, na Ponta da Atalaia, que se localizou o mítico convento militar muçulmano, o Ribat da Arrifana (Al-Rihana)." Está claro que os pais da cantora Rihanna aqui estiveram e decidiram copiar o nome do convento, ela soube disso este ano, e é por isso que a Met Gala de 2018 teve inspirações religiosas e ela foi vestida de papa.

Anyway, a Arrifana faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, rota que pelos vistos vou conhecendo melhor a cada ano, e a praia é um dos mais antigos locais de referência do surf, o que se notou muito (dica para as viajantes solteiras à procura de companhia). De notar aquela pedra que aparece em muitas fotos, já na primeira até, a Pedra da Agulha, pelos vistos assim nomeada por ser vertical, as ruínas da fortaleza, construída no século XVII, era cristã, para proteger a costa dos piratas mouros, e as últimas fotos que mostram o sol a descer em direcção ao mar com cores incríveis.


Mais publicações sobre a Costa Vicentina:
Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha
Museu Municipal de Santiago do Cacém
Castelo, Igreja Matriz e Cemitério de Santiago do Cacém, Alentejo
Ilha do Pessegueiro, Porto Covo, Alentejo Litoral
Vila Nova de Milfontes, foz do rio Mira, Praia das Furnas
Barragem de Santa Clara, rio Mira em Odemira, no Alentejo Litoral

Vanessa

1 comentário:

belinha fernandes disse...

:) Escrevi um comentário e apagou-se! Até fiquei com vontade de visitar!As fotos estão boas!