quarta-feira, 7 de junho de 2017

Mas que drama, D.A.M.A.

"Se sim tasse bem, se não tasse bem também" escreveu a banda D.A.M.A. porque, e passo a citar da sua conta no Twitter, "Em Português, o Pretérito Imperfeito no Subjuntivo do verbo é Estasse, abreviado ‘Tasse." O tweet era mais longo, com uma frase em jeito de prefixo de mau humor em resposta à moça que lhes corrigiu o português com um simples "'Tá-se" na rede social: "Olá Sofia. Em que língua?" Como se não bastasse, ainda temperaram o comentário com uma bela de uma hashtag #thinkbeforeyouspeak (pensa antes de falares). 

Com contexto é melhor. Assim é o comentário inteiro: "Olá Sofia. Em que língua? Em Português, o Pretérito Imperfeito no Subjuntivo do verbo é Estasse, abreviado ‘Tasse. #thinkbeforeyouspeak". Verdade seja dita, a banda desculpou-se a Camões e à fã em questão, mas eu não consegui esquecer o caso. Em vez de recalcar o acontecido, a minha memória insiste em lembrar-me que há pessoas que não sabem usar um vocativo.

Um dos detalhes que me assombra foi ter visto uma ou duas notícias sobre todo o escândalo e ficar a saber que D.A.M.A., banda sobre a qual nunca gastei um pensamento, é uma sigla que agora associo a um erro de concordância: Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo. Por esta razão, refiro-me à banda D.A.M.A. em vez de dizer "os" D.A.M.A., caso contrário estou a dizer os Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo, e já basta a confusão que me faz não haver ali uma vírgula antes do amigo e estes moços terem sido arrogantes na sua ignorância.

Volto a referir que a banda pediu desculpas em público, na mesma rede social onde toda a questão se desenrolou na terça-feira, mas volto também a referir, caso não tenha ficado claro a quem lê este blogue, que o mau português me dá nervos gramaticais, facto que explorei neste belo poema e ainda neste.

A moral desta estória é com certeza pensar antes de falar, mas mais importante que isso, que da oralidade só reza a estória quando há pontos acrescentados, ou algo do género que eu também não sou perfeita, bem mais importante é pensar antes de escrever. Especialmente nas internet. Especialmente se forem famosos. Espero ter aclarado a vossa mente, OLHEM PARA ESTA LINDA VÍRGULA QUE SE SEGUE, amigos.

Isto ficou um pouco confuso para quem não acompanhou a estória, por isso está aqui uma notícia com os factos como se aprende na escola de jornalismo, como quês, quandos, comos, quems, etc. 'Tá-se bem?

Sem comentários: