terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A ideia de eterno retorno no cinema

Estou irritada. Apesar de querer ver A Bela e o Monstro, sei que a ideia é estúpida. A estória é a mesma e provavelmente apenas alguns detalhes vão mudar. Portanto isto vai ser o chamado remake, só que com pessoas em vez de desenhos animados. Pronto, perdoo a Disney porque é a minha estória preferida.

Mas, mas, mas. Há aqui um grande mas. As produtoras viram que há um imenso potencial em fazer de novo filmes que não só já foram para o ecrã há anos, como tiveram sucesso. Então por isso, até 2020 há uma lista gigante de filmes que ou vão ser refeitos (remakes) ou reintroduzidos com nova vida (reboots).

O que mais me deixa irritada são as novas versões de filmes como o brilhante American Psycho, Os Pássaros de Hitchcock, Scarface Jumanji (desta vez com aquele tipo que se auto-intitula calhau). São filmes geniais que estão bem como estão. Não precisam de ser ressuscitados desta forma. Mas estas produtoras não viram o que aconteceu com os Caça-Fantasmas ou o Ben-Hur? Não têm senso comum?

Alguém me explique a necessidade de voltar a trazer o raio da Police Academy que está bem é lá nos confins dos anos 80, que foi engraçada na altura, mas que hoje em dia não se justifica. Alguém me explique por que razão o filme Cabin Fever vai voltar a ser filmado com o mesmo guião (igual, igual) do original. E A Múmia? E os Anjos de Charlie? E a Mary Poppins? E o Querida, Encolhi os Miúdos? E a cambada de sequelas e prequelas e spin-offs?

Acho que alguém se esqueceu de dizer às produtoras que sai MAIS BARATO voltar a exibir os filmes originais no cinema, ideia que eu até aplaudia entusiasticamente porque muitos dos filmes originais eu não tinha idade para ver no grande ecrã, e que a audiência está farta dos reboots. Tipo, já sei que o Homem Aranha era um miúdo estudioso e desajeitado que foi mordido por uma aranha radioactiva. Passem à frente.

Por mim, vou boicotar a maioria dos remakes e reboots. Sinceramente preferia que canalizassem os fundos para conteúdos originais, novos realizadores, enredos bem desenvolvidos. Quando vi que estão a pensar refazer o Memento, que é só um dos meus cinco filmes preferidos feito pelo meu realizador preferido, quase entrei em ebulição. Não contem com o meu traseiro nos vossos assentos, produtoras. Por mim podem ir à falência.

Vanessa

Sem comentários: