segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, Cascais

Quem diria que as dunas são uma coisa tão bonita de se ver? O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, Cascais,  "é um espaço criado com o objetivo de dar a conhecer a fauna e flora únicas associadas ao sistema dunar Guincho-Cresmina", diz a Câmara Municipal de Cascais no seu site. Aconselho vivamente a visita.

Juro que estive para publicar apenas algumas das fotos a dizer que tinha visitado o deserto do Saara. Mas acho que este local merece estrelato. Os passadiços são confortáveis para se caminhar e a informação disponível é interessante. Fiquei a conhecer a raiz-divina e a sabina-das-praias, plantas que desconhecia.

Fiquei a saber que as dunas são ecossistemas frágeis, mas cruciais e que este, por exemplo, "avança na direção norte-sul, em alguns sentidos, cerca de 10 metros por ano". Pela sua fragilidade, esperava encontrar mais vigilância. Alguns dos visitantes são tão simpáticos que deixam por ali os presentes dos seus cães. Alguns não hesitam em ignorar os passadiços e caminhar pela areia como se estivessem na praia.

Críticas à parte, gostei da visita e tenciono voltar lá regularmente para ver a evolução da paisagem. Para já, fiquem com as fotos que tirei. Adoro as cores outonais da Duna da Cresmina. Até gosto do nome.

Vanessa

Sem comentários: