quarta-feira, 20 de julho de 2016

Financiamentos públicos para touradas vão continuar

Dia triste para os touros em Portugal. "A proposta do PAN pelo fim dos financiamentos públicos à actividade tauromáquica foi hoje chumbada no Parlamento. Teve os votos a favor do BE, PEV, PAN e de 11 deputados do PS - Diogo Leão, Pedro Delgado Alves, Rosa Albernaz, Inês Lamego, Ivan Gonçalves, Isabel Santos, Pedro Bacelar, Luís Graça, Carla Sousa, Tiago Barbosa Ribeiro e João Torres - e os votos contra do PSD, restantes deputados do PS, CDS e PCP", publicou hoje o partido político PAN na sua página do Facebook.

Vamos colocar de parte a questão de se ser a favor ou contra as touradas. Numa altura em que se corta a torto, a direito e a esquerdo em áreas bem mais necessitadas da sociedade, do ensino à saúde, passando pela segurança e pela cultura, faz algum sentido continuar a escoar fundos públicos para esta actividade?

Portugal, onde já se restringem animais em circos e onde maus-tratos a animais "domésticos" são considerados crime, é um dos oito países em todo o mundo onde são permitidas e financiadas touradas.

Se não formos lá pelo senso comum, o de que este tipo de exploração animal gera controvérsia, queixas à RTP sempre que há transmissões de touradas (ainda assim, na próxima sexta-feira vai haver mais uma transmissão) e acima de tudo sofrimento animal, vamos lá pela via racional: estamos em crise.

Estamos em crise e há tantas mais áreas onde o financiamento público é crucial e onde parece que nunca é suficiente. Há tantas pessoas que precisam de um médico de família, tantas crianças que dependem de refeições escolares, tantos serviços públicos sem capacidade de resposta, tantos monumentos sem manutenção. Se as touradas são assim tão importantes, com certeza existirão entidades privadas dispostas a patrociná-las, não?

Vanessa

Sem comentários: