quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Dúvidas existenciais I

Há alturas do dia mais propícias à filosofia do que outras. Por exemplo, a altura do banho, a altura de adormecer, a altura em que estamos a procrastinar, a altura em que estamos a conversar com amigos. Essas alturas. De vez em quando ocorrem-me coisas geniais. Modéstia. Muita. Outras vezes, soltam-se-me dúvidas existenciais. Eu cá pensei que escrever sobre isso no blogue era uma boa ideia, numa dessas ocasiões de filosofar.

Vou começar com uma dúvida que nunca me dei ao trabalho de procurar no Google, uma vez que não pode existir uma explicação lógica para tal fenómeno. Mas de que fenómeno falas, Vanessa? Falo disto:

Ai não notam nada de errado? Eu ajudo:

Lembram-se do que isto é? De como se chama? Para aqueles de gerações posteriores à minha, isto é uma disquete. Antecedeu os CDs. Na hierarquia de armazenamento de dados, começando pelo mais recente, é mais ou menos assim: cloud, cartão de memória e USB, discos externos, CDs, disquetes.

Este ícone roxo é um botão no Word, no canto superior esquerdo, para aqueles que não usam atalhos de teclado. Que representa uma disquete. Vamos agora à dúvida existencial: por que razão não foi este botão substituído por algo mais recente? Admito que representar USBs ou clouds não seja fácil.

Mas se pensarmos bem, os miúdos das gerações depois da minha também não devem saber o que uma disquete é ou era. Se não soubessem o que é uma disquete, o que pensariam que é aquele ícone?

Vanessa

2 comentários:

marta filipa disse...

Eu também já pensei sobre este assunto! Mas não é só usado pelo o word, outros programas ainda usam esta imagem como metáfora para guardar! Eu estudei que as metáforas deste genero (o mesmo como a reciclagem ser um caixote de lixo) são usadas para facilitar a relação entre o que é e para que é, mas quer dizer, disquetes? Eu nem cheguei a usar!!

Vanessa Sousa disse...

É mesmo disso que falo. Já eu mal me lembro de disquetes, quanto mais pessoas mais novas que eu. Deve ser por hábito que deixam os ícones sossegados em vez de os actualizarem. Eu de qualquer forma até só uso atalhos de teclado.

Beijinho,
Vanessa