sábado, 14 de maio de 2016

Custo de vida em Goa

A opinião generalizada da minha família é a de que o custo de vida em Goa tem vindo a subir muito ao longo dos anos. Há coisas que de ano para ano se tornam descaradamente mais caras e há casos, como os da fruta de quem tem quintais, em que cada um faz o preço que quer. Quando amigos me perguntam quanto é o ordenado mínimo, não sei responder. Encontrei esta tabela que esclarece um pouco a dúvida.

O ordenado mínimo será mais ou menos 300 rupias (uns 4 euros) por dia.

Sei que se paga mais e até menos nalguns casos. Não sei se existe autoridade alguma que controle estas coisas, porque isso insere-se na categoria de muitas das coisas que não faço ideia de como funcionam aqui.

Sei também que é costume dizer-se que não há pobres em Goa. Acho que é uma forma de expressão, porque os goeses parecem todos ter casas grandes e coloridas, aprovisionadas com dinheiro feito no estrangeiro.

Diz-se também que é esse dinheiro trazido de fora que aumenta a inflação e que depois quem se lixa é o mexilhão, que é como quem diz, o indiano que vem de outros estados para trabalhar nesta área e que precisa de tecto, alimento e outras amenidades a preços moderados e não a preços de turismo.

As 300 rupias por dia não dão para muito, não. Os últimos cinco livros em segunda mão que comprei custaram 50 rupias cada um, mas já vi livros novos custarem 300 ou 400 rupias cada. É muito fácil gastar 1000 rupias no supermercado. Um smartphone custa umas 8000 ou até 10 mil se for de marca famosa.

A vida aqui é mais fácil quando se está emigrado e se vem cá de férias.

Vanessa

1 comentário:

telef disse...

Acho que vida eh muito mais cara do que indicaste.
Visitem o meu site: www.translatorsmumbai.com