domingo, 24 de abril de 2016

Semelhanças: Goa e Portugal

Goa é parecida com Portugal.

No mapa, por exemplo, Goa é um extenso litoral guardado por mar, com um interior rural e território constantemente visitado por turistas, enquanto que a população mais jovem se vai embora. 

Goa e Portugal são compostos por riqueza bruta, por desenvolver ou só por aproveitar: terra fértil, paisagens virgens, rocha moldável, água pura, pessoas fortes e trabalhadoras, um idioma difícil mas melódico.

O peixe e o marisco são abundantes e saborosos, e servem de inspiração culinária. A doçaria é robusta, feita de farinhas e grãos e açúcar com fartura. Cada região se demarca com pratos distintos, desenvolvidos durante séculos, inspirados pela fartura mas também pela escassez. 

A religião dita o calendário e marca um compasso de festividades e reuniões familiares.

Vêm os políticos e estragam tudo a seu bel-prazer, beneficiando amigos e familiares em detrimento do bem comum. Quando se tenta fazer alguma coisa, uma pessoa perde-se no labirinto burocrático.

Mas as paisagens, as paisagens compensam os contras. As paisagens são um dos prós que faz valer a pena. É uma paisagem que renova o espírito, que acentua o vigor, que faz esquecer os problemas.

Nestas descrições podia estar a referir-me a Goa ou a Portugal.

Há muito que engloba ambos, como se um fosse um reflexo do outro.

Não sou fã de referências populares, mas "Eu tenho dois amores" e estes são muito iguais.

Vanessa

Sem comentários: