quinta-feira, 20 de julho de 2017

Jornalixo IV

"Ser vegetariano pode fazer mal à saúde" é o título de um artigo da Sábado que se baseia neste artigo do Independent. O jornal britânico enfatizou a qualidade dos alimentos vegetarianos, referindo que doces, bebidas açucaradas, grãos refinados e batatas podem aumentar o risco de problemas cardíacos.

Os escritores da Sábado decidiram extrapolar e combinaram dois estudos sobre vegetarianismo e o impacto deste estilo de vida em relação a doenças comuns, mas provavelmente nem se aperceberam da mixórdia.

A investigadora do estudo a que provavelmente a Sábado se refere originalmente e que dá título ao artigo, Dra. Ambika Satija, explicou ao Independent: "Quando analisámos as associações de três grupos alimentares ao risco de doenças cardiovasculares, descobrimos que vegetais saudáveis estavam associados a menor riso, enquanto vegetais menos saudáveis e produtos animais estavam associados a maior risco." A Sábado decidiu citar o médico Allan Williams. Que não faz parte deste estudo em específico.

O artigo de Allan Williams foca-se no significado do vegetarianismo e seus efeitos, mas não exclusivamente em relação a doenças cardiovasculares e não com base numa experiência, mas sim na citação de outros estudos. Curiosamente, ao pesquisar a publicação American College of Cardiology com a palavra chave vegetarianismo em inglês, na publicação onde os estudos de ambos os investigadores foram divulgados os estudos aparecem um a seguir ao outro, o que provavelmente levou à confusão dos escritores da Sábado.

A conclusão de ambos os investigadores são parecidas: nem todas as dietas vegetarianas são iguais e há alimentos vegetarianos pouco saudáveis. Parece-me óbvio. Refrigerantes e batatas fritas e pizzas podem ser veganos até. Não significa que sejam saudáveis. Infelizmente, o artigo da Sábado fugiu completamente à mensagem de ambos os estudos com um título sensacionalista e um artigo, a meu ver, tendencioso.

A publicação decidiu também copiar o modelo de artigo do Independent, mas logo no lead induz em erro: "Cientistas descobriram que alguns alimentos de origem vegetal aumentam risco de desenvolver problemas cardíacos. Conheça dez celebridades que, ainda assim, deixaram de comer carne e peixe".

Isto dá a entender que estas celebridades leram os estudos em questão e mesmo assim escolheram a via supostamente menos saudável, e que eliminar peixe e carne da dieta é o que faz do vegetarianismo uma dieta pouco saudável. Ao menos na legenda das fotos a mensagem parece mais positiva em relação ao vegetarianismo do que o título. Não deixa de ser triste esta salgalhada da Sábado, que ainda por cima é da autoria de duas pessoas, não apenas uma. Seria de esperar mais atenção e rigor. Não foi o caso.


Vanessa

Sem comentários: